Tríduo de Pentecostes

Introdução

“Soprou sobre eles e disse: ‘recebei o Espírito Santo’” (Jo 20,22)

 O Santo Espírito é o sopro que vivifica, anima, restaura e congrega. Pela linguagem do amor, Ele acende a luz da paixão e permite desenvolver os dons da alegria, do entusiasmo, da compaixão, do cuidado, da esperança e da fé inabalável. Tais atitudes construtivas não são obra nossa, mas dom e fruto do Espírito, que se revela como algo agradável, fascinante, belo, alegre, espontâneo, saboroso como um fruto.

 

Canto

Ó Luz do Senhor,  que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós. 

Evangelho de João 20, 20-23

Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.» Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.»

Reflexão

Faça um tempo de oração mais profunda, procurando escutar as moções que o Espírito suscita em seu interior e que talvez não tenha condições de escutar na pressa diária.

Oração

Oração para pedir os dons do Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, dai-nos o Dom da SABEDORIA para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho e ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai;

Vinde Espírito Santo, dai-nos o Dom do ENTENDIMENTO e uma compreensão mais profunda da verdade a fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção;

Vinde Espírito Santo, dai-nos o Dom do CONSELHO que ilumina a nossa vida e orientai a nossa ação segundo a vossa Divina Providência;

Vinde Espírito Santo, dai-nos o Dom da FORTALEZA e sustentai-nos no meio de tantas dificuldades com a vossa coragem para que possamos anunciar o Evangelho;

Vinde Espírito Santo, dai-nos o Dom da CIÊNCIA para distinguir o Único necessário das coisas meramente importantes;

Vinde Espírito Santo, dai-nos o Dom da PIEDADE para reanimar sempre mais a nossa íntima comunhão convosco;

Vinde Espírito Santo, dai-nos o Dom do santo TEMOR para que, conscientes das nossas fragilidades, reconheçamos sempre a força da Vossa graça na nossa vida.

Vinde Espírito Santo, dai-nos um coração novo!

Bênção

Que o Deus da esperança nos cumule de alegria e esperança pelo poder do Espírito Santo

Amém!

Abençoe-nos, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!


 
Indique a um amigo